quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Hashtagficaadica e de brinde prática de línguas estrangeiras!! rsrsrs

E aí turma?

Com o carnaval chegando será que cabe um tempinho para explorar outros temas? Escutar outras línguas?
Com a internet transformando o planeta em uma aldeia onde podemos conversar através dos mares com tanta facilidade a questão da linguagem ganha maior importância.
Essa tem sido parte da minha experiência aqui em Londres, quando converso com psicóloga portuguesa ou médico indiano ou familiar inglês. Aspectos culturais podem aproximar e distanciar dependendo de vários fatores, mas o esforço em procurar entender o outro e conhecer um pouco de sua lingua é sempre um fator que aproxima!

Dica1:
Será que cabe uma hora para ouvir uma entrevista maravilhosa com o monge budista Matthieu Ricard? A mídia o nomeou o "homem mais feliz do mundo"; título que apesar de ele ter recusado, insistem em dar a ele.
A entrevista é em inglês. Olha só que legal, você pratica o inglês e aprende mais sobre budismo, felicidade, etc...

https://soundcloud.com/onbeing/the-happiest-man-in-the?in=onbeing/sets/matthieu-ricard-on-the




Dica 2:
A Dra. Isabel Neto conta brevemente sobre o processo de ter traduzido para o Português o livro de Cicely Saunders, Watch with me.
Aqui ela destaca a importância de utilizarmos os meios de comunicação para educar a comunidade sobre o que é cuidado paliativos. "As pessoas não sabem o que é cuidado paliativo, então como podem solicitar esse tipo de cuidado?"
E conta que seu filho foi o tradutor do livro e ela a revisora. Juntos trabalharam e conversaram sobre o legado de Cicely.
Aqui a aula é em espanhol, o que facilita para nós brasileiros!
https://www.youtube.com/watch?v=c6E1o9z7XHw


Dica 3:
E pra fechar perto do Brasil e do samba... Paulinho da Viola!!!
"Onde a dor não tem razão"
https://www.youtube.com/watch?v=1XDU9aavDf0

Divirtam-se!...e o carnaval chegando....


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Casa do Cuidar na WEF-UK

Um desses dias que a gente não imagina que podem acontecer na vida.

A abertura do evento contou com uma cerimônia de acender 4 velas e uma oração para Shiva (deus hindu, o "destruidor e regenerador" da energia vital, significa "o benéfico", aquele que faz o bem). O fato de ter os discursos tradicionais e a importância da espiritualidade em um mesmo momento já disse que o evento seria diferente.



Um encontro de mulheres, de todos os lugares do planeta, comprometidas a mudar a mundo pra melhor!
Dias de inspiração, entusiasmo e coragem para novos movimentos.
Ouvi histórias ...criação de uma escola com foco em educação para a paz, ativistas engajadas na educação de meninas na área de exatas (STEM - science, technology, engineer and mathematics), um estudante universitário dedicado a agregar pessoas que ousam sonhar alto, importância de planejamento familiar para que mulheres possam se dedicar a projetos pessoais ao mesmo tempo em que se dedicam a seus filhos, uma mulher que em 2015 criou um orfanato na Índia resgatando crianças na rua e trabalhando para que elas tenham não só o básico - abrigo, comida e roupas - mas que tenham carinho e aprendam a dar valor a si próprias.
Enfim, histórias de mulheres que estão de mangas arregaçadas, sonhando o que dizem ser impossível, comprometidas a transformar a realidade que vivem.
Quer mais inspiração do que ver nos olhos delas essa coragem?




E com humildade estava no meio dessas mulheres de línguas diversas, mas mesmo brilho no olho. Tive a honra de compartilhar com essa turma incrível. Contei pra elas do que fazemos na Casa do Cuidar e de como cuidado paliativo é atenção a dignidade humana, cuidar de pessoas e suas biografias, validar despedidas e aliviar os sofrimento em todas as suas dimensões: física, psíquica, social, familiar e espiritual. Deu vontade de contar e ouvir mais histórias. Deu mais vontade de continuar construindo um caminho que valoriza a vida sempre mesmo que ela seja curta. O que não pode é ela ser pequena.