segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hospital Israelita Albert Einstein abre inscrições para o Curso de Pós Graduação em Bases da Medicina Integrativa

Enxergar o indivíduo mais a fundo, sem restringi-lo ao diagnóstico e ao tratamento. Os pacientes e os profissionais de saúde raramente conversam sobre temas como nutrição, estilo de vida e bem-estar. A união entre corpo, mente e espírito é levada em consideração na hora de empregar ao tratamento os princípios da medicina integrativa.
Compreender os benefícios dessa abordagem em consonância com a medicina tradicional e empregá-los em prol do paciente e sua família é o objetivo do curso de pós-graduação em Bases de Medicina Integrativa e sua aplicação em saúde.
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
  • indicar seguramente abordagens integrativas em sua prática profissional diária;
  • adotar recursos de autocuidado em nutrição, manejo do estresse, e práticas integrativas que possam também ser compartilhadas com seus pacientes e clientes com segurança e efetividade, principalmente nas áreas de envelhecimento e de oncologia;
  • manter o diálogo e a troca efetiva de informações entre os diferentes profissionais envolvidos na prática de terapias integrativas e sua aplicação em saúde com vistas ao trabalho interdisciplinar.
O curso tem 11 meses de duração e 50 vagas, com aulas teórico-práticas, divididas em módulos que contemplam os aspectos mais importantes relacionados à Medicina Integrativa.

Programa

  • Módulo 1 – Bases da Medicina Integrativa (60h)
  • Módulo 2 – Práticas com base biológica (60h)
  • Módulo 3 – Técnicas mente-corpo (60h)
  • Módulo 4 – Práticas com base no corpo e manipulação (48h)
  • Módulo 5 – Terapias energéticas (48h)
  • Módulo 6 – Medicinas Tradicionais (72h)
  • Metodologia de Trabalho Científico (12h)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (60h)
Coordenação:

Paulo de Tarso Lima
Médico cirurgião formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, é mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É graduado no Programa Mente-corpo da Universidade Harvard (EUA), no Programa de Redução do Estresse Baseado na Meditação da Universidade de Massachusetts (EUA), graduado e membro do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA), além de autor do livro Medicina Integrativa : A cura pelo equilibrio (MG editores / Summus editorial) e médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Fale com a coordenação: paulo.tlima@einstein.br
Eliseth Ribeiro Leão
Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, é especialista em Saúde Pública, Educação a Distância e em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). É Mestre em Saúde do Adulto e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Pós- Doutora pela Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, na França. Também é vice-líder do grupo de Pesquisa de Terapias Complementares em Saúde e organizadora do livro Cuidar de Pessoas e Música – uma visão multiprofissional, Yendis, além de pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
Fale com a coordenação: eliseth.leao@einstein.br

Assistente de Coordenação:

Marcos Rojo Rodrigues
É graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), diplomado em Yoga pelo Instituto de Kaivalyadhama, especializado em Ciência do Yoga e Mestre pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também é professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do curso de Pós-Graduação em Yoga na UniFMU, professor de Yoga na Associação Palas Athena, autor dos livros "O que é Yoga" (editora Brasiliense), "Estudos Sobre o Yoga" (Phorte Editora) e do vídeo "Yoga para principiantes" da revista Bons Fluidos (Ed. Abril).

Investimento:
15 x R$ 700,00

Local:
Unidade Paulista de Ensino | Av. Paulista, 37 – 15º andar | Bela Vista - São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário