terça-feira, 14 de março de 2017

10 anos de Casa do Cuidar


Um dia a gente sonhou em fazer uma Casa para cuidar, ensinar, aprender e compartilhar.

E de ousar sonhar
e arriscar realizar
tanto nasceu, tanto brotou!

Para agradecer a todos que fizeram e fazem parte da nossa história a Casa do Cuidar irá postar ao longo desse mês de aniversário várias fotos do túnel do tempo!! rsrsrs

Assim a gente relembra alguns momentos dessa jornada desde lá o comecinho...
Pena que não tem foto das reuniões e encontros quando a idéia estava nascendo. Cafés e jantares em diferentes shoppings de São Paulo eram os locais de encontro para trocar idéia e construir o conceito da Casa do Cuidar. 
De café em café, chá em chá, conversa em conversa e desafio em desafio nossa Casa foi ganhando tijolos na nossa imaginação.
E tem tanta gente nessa história....
Aqui algumas delas:
Além de Ana, Toshio, Francisco e eu, Cris, aqui na primeira parada do túnel do tempo tem João Signorelli, ator e super parceiro da Casa, com quem fizemos nosso primeiro contrato! Chamamos o João para fazer a peça monólogo que ele está encenando há vários anos, "Ghandi, um líder servidor". Nesse dia comemoramos os Cuidados Paliativos e o Dia do Médico lá na APM. Era outubro de 2008.



Nossa primeira platéia na comemoração do Dia Internacional de Cuidados Paliativos, 2008.







I Cuidando de Quem Cuida em Barretos em 2009.
Juntando gente boa!!! Lá fomos nós na van....junto com o Ricardo, Maria Julia e João para encontrar o Léo!












Primeira turma do Curso Avançado Multiprofissional da Cuidados Paliativos, 2010

Turma de 2010



Turma de 2011


Turma de 2012





Turma de 2013

                   
As primeiras turmas na nossa Casa nos ensinaram muito sobre aprender, compartilhar, vivenciar o aprendizado e continuar a construir um projeto de ensino que tivesse a nossa cara. 

Na nossa Casa sempre coube poesia e prosa.

Através do Cuidando de Quem Cuida fomos acolhendo os profissionais de saúde que chegavam sedentos de conhecimento para escrever nos cadernos e logo se viam de olhos fechados, respirando, sentindo, entrando em contato com o universo de dentro e de fora. Só depois então, com outros olhos, iam anotar nos cadernos o que de fato importava anotar.

Ao longo das aulas era comum o tempo passar rápido, várias perguntas surgirem e a Ana dizer: "Calma gente...nesse módulo tem bônus!! A gente pode ficar mais meia hora para conversar sobre essas dúvidas sem custo nenhum!". E todos relaxavam e riam.

Cada aluno traz uma história, e como fazemos com os pacientes, aprendemos a escutar a história do aluno para ajudá-lo a aprender e apreender o que é preciso para incorporar Cuidado Paliativo em sua prática, transformar-se em paliativista. 
Quanta gratidão por essas turmas incríveis que entraram na nossa Casa!!!

Nos próximos posts, tem mais!!!


Um comentário: